Grande Coral do Wal

Se você fez parte do “Grande Coral do Wal”, ou seja, este imenso grupo de clientes, amigos e irmãos que tiveram suas vidas tocadas pela obra do Maestro Waldenir Carvalho, compartilhe conosco as suas doces lembranças.

Vamos honrar a memória do nosso saudoso e querido Maestro.

“Queridos, vocês aqui, cantando, estão vivendo uma das melhores fases de suas vidas.”

Waldenir Carvalho

album-art
00:00

Escreva sua homenagem

Cante, ou melhor, conte sua experiência musical com o Maestro Waldenir Carvalho.

Inscrever-se
Notificar de
14 Homenagens
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todas as homenagens
Visitante
Claudia Borba Leite
1 de abril de 2025 11:40

Só gratidão a Deus por conhecer e conseguir ter a oportunidade de trabalhar com este maestro (muito graças ao querido Beto Pimentel) que era um amigo amoroso, paciente e um artista que serviu à igreja de Jesus no Brasil por muitos anos. Amei cantar e gravar com ele por um breve período, mas de uma riqueza para a eternidade. Me emociono ao falar do amado e saudoso Waldenir Carvalho. Para ele eu era a Claudinha e para alguns, como eu, ele era o Tio Nini… chorei agora, mais uma vez…

Cidade / Estado
Petrópolis-RJ
Igreja (Opcional)
Ministério Profético Templo Novo
Visitante
Beto Pimentel
1 de abril de 2025 12:17

Conheci o Maestro Waldenir Carvalho em 1992 na gravação do “LP” “Luz da Alvorada”.
Na ocasião eu lhe disse que em São Paulo – SP, já havia gravado uma obra evangélica, o segundo “LP” do grupo Som e Louvor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, “Sobre Esta Rocha”, produzido por Ariney de Oliveira.
Perguntei se ele conhecia o grupo. Ele disse que sim e me falou calmamente:
“Betão, eles são muito bons mas preciso que você ESQUEÇA tudo que fez por lá.”
Ao longo das gravações eu descobri o estranho motivo de seu pedido.
De fato, a forma de produção e sonoridade do Grupo Renascença em nada lembrava o estilo dos nossos queridos irmãos de São Paulo.
Com interpretações marcantes, cheias de dinâmicas e um tipo de emissão vocal incomum sobretudo para a época, percebi que estava diante de um produtor muito confiante e que sabia exatamente o que desejava.
A produção “Luz da Alvorada” segue até hoje como referência para quem aprecia música vocal / coral evangélica.
Jamais imaginei que aquele contato em 1992 mudaria tanto a minha vida.
Hoje, 01/04/2025, 33 anos após aquela primeira sessão de gravação no Mega Estúdio – Copacabana – Rio de Janeiro, procuro, com a ajuda de preciosos irmãos e a soberana direção de Deus, honrar a memória e manter vivo o legado que nosso querido e saudoso Maestro Waldenir Carvalho nos deixou.
Essa foi a primeira das muitas histórias que vivenciei ao lado do Maestro Waldenir.
Certamente, humanos que somos, nem todas as experiências foram só de alegria.
Conviver é a arte de enxergar no outro as sua nobres virtudes e seu imenso valor mesmo que as circunstâncias tentem tirar o “brilho” que temos.
Agora, incentivo você a deixar também o seu testemunho e suas histórias com o Maestro Waldenir Carvalho.
Agradeço a você que chegou até aqui e oro para que Deus abençoe a sua vida e seu ministério.

Cidade / Estado
São Gonçalo / RJ
Igreja (Opcional)
Igreja Cristã Shalom - Pr. Izaias Mendes
Última edição 29 dias atrás por Beto Pimentel
Visitante
Janaina
1 de abril de 2025 23:17

Não conheci o Maestro Waldenir pessoalmente, mas sua música sempre esteve presente em minha vida.
Cresci ouvindo minha mãe ensaiar suas músicas no coral da igreja. Tenho belas lembranças de apresentações de cantatas como Natal dos Anjos, Rei dos Reis, Deus o Mundo Amou e Jesus, o Vitorioso.
Hoje, ao olhar para trás, percebo como aquelas melodias e mensagens foram sementes de fé e esperança.

É com gratidão e respeito que deixo aqui minha homenagem ao Maestro que marcou gerações com a beleza da música coral cristã.
Sua dedicação, sua voz e suas composições continuam ecoando nos corais das igrejas, nas memórias de quem viveu aqueles tempos e no coração dos que, como eu, foram tocados pela sua arte.

Visitante
Enoque Ferreira Lima
5 de abril de 2025 21:47

Conheci o maestro Waldenir Carvalho ouvindo os LPs Canções para a Vida e Louvor Reencontro. Também o conheci fazendo o vocal no LP Viva com Deus de Oseias de Paula. Conheci e também cantei cantatas como O Natal dos Anjos, Deus o mundo amou e Jesus o Vitorioso. Esses musicais além de edificar irmãos, trouxeram muitas vidas a Cristo. Em 2007 tive a honra de conhece-lo pessoalmente num concerto no Rio de Janeiro. O grupo que canto em minha cidade, o Madrigal da Adeg ( hoje Madrigal Adoramus), participou da gravação do Celebração Brasília e Louvor e Vozes no Rio de Janeiro. Sempre humilde e de bom humor, Waldenir nos ensinou que devemos exaltar aquele que vive para todo o sempre da melhor forma possível com o nosso canto, pois Cristo nos salvou. Os hinos e musicais que gravou com o Grupo Renascença e outros corais mostram sua singularidade. E os kits de ensaio nos remetem a ele. Jesus vem Breve, Mais que Maravilhoso e Cristo é a Resposta, são hinos que mais cantamos e lembramos do Maestro. Tenhamos a certeza que que o veremos de novo no Dia do Senhor Jesus. Lá, estaremos juntos louvando eternamente ao Grande Rei!

Cidade / Estado
Brasilia/DF
Igreja (Opcional)
Assembléia de Deus do Gama
Visitante
Tatiana Teófilo de Freitas
11 de abril de 2025 17:12

Grande Maestro Waldenir.
Tive a honra de conhecê-lo em um encontro de coros, aqui em Fortaleza, mais de 300 vozes, unidas em um só propósito.
Gravamos um CD, onde ele foi o nosso produtor, a humildade e simpatia dele, encantou a todos.
Uma experiência que levo na memória, marcada pelo seu grande legado.

Cidade / Estado
Fortaleza
Igreja (Opcional)
Comunidade CCZOE
Visitante
Marister Frota
22 de abril de 2025 10:35

Olá! Com muito prazer eu me uno aqui a tantos quantos têm os corações gratos por essa pessoa tão singular que foi Waldenir Carvalho.
Meu pai trabalhava com corais e minha irmã que residia em S. Paulo lhe envia partituras. Curiosamente meus olhos simplesmente brilharam ao ler no cabeçalho de cada obra: “tradução: Waldenir Carvalho”. Pode não signinificar muito, mas para uma adolescente era o suficiente para entender que aquela obra só chegava às mãos dos regente porque alguém havia se empenhado em trabalhar. Por causa do meu pai eu fui atraída a amar o canto coral e logo ousei em criar um grupo vocal composto com minhas três irmãs e três sobrinhas. E, fui sonhando crescer na área da música e no canto coral então cursei música. Mas, o sonho de conhecer quem, assim como meu pai, também foi fonte de inspiração para meu trabalho era enorme. Eu desejei conhecer o maestro Waldenir.
Associado a este sonho de conhecê-lo, também havia o sonho de conduzir um grande coral. Pois, não é que Deus me favoreceu!
Ah, eu pude conhecer este homem simples, competente e de larga experiência musical! Eu me senti afortunada!
Foi através de conversas telefônicas com ele que tomei conhecimento do seu projeto “Louvor e Vozes” e ele me fez o desafio de eu coordenar aqui em Fortaleza esse projeto. Saltei de alegria! O desafio foi aceito e comecei a trabalhar. Quero aqui declarar que tudo foi perfeito. Senti a mão de Deus conduzindo tudo. Tudo que imaginava realizar, sob a orientação dele dava certo, bastava eu colocar o pé na busca de recursos as portas se abriam automáticamente, sem esforço humano.
Reuni doze corais evangélicos da nossa cidade fazendo um total de 300 vozes, estudamos o repertório de doze músicas inéditas. Cada coral ensaiava na sua própria igreja e uma vez por mês nos reuníamos para ensaio geral. Evidentemente este trabalho não pude realizar sozinha, contei com apoio de vários regentes, cito: Analvari Braga, Raynery Nóbrega, Daniel Silva, Tatiana Freitas, Marta Medeiros, Zenaide Coutinho, Miriam Rodrigues e Eudimir Lima.
Após um ano de trabalho, todos nós os envolvidos tivemos a honra de têr o maestro conosco em duas ocasiões na nossa cidade.
A gravação do Cd Louvor e Vozes 6 (Celebração Ceará) ocorreu nas dependência da Igreja Presbiteriana de Fortaleza no sábado dia 11 de agosto de 2012 e nossos coristas puderam conhecer o Grupo Renascença e dois produtores musicais, Charlis Ferre e Claudio Verde.
O Louvor e Vozes 6 foi um trabalho pioneiro aqui em Fortaleza e graças a ele – Waldenir Carvalho.
Eu só tenho que agradecer a Deus porque em apenas 3 anos eu me tornei discípula deste grande mestre e dele pude ouvir sábios conselhos e orientações. Também pude ser sua amiga ainda que essa amizade se resumisse em telefonemas que eram sempre cordias, cheio de risos e sonhos para novos projetos. Infelizmente ele se foi e não pudemos realizar outro “Celebração Ceará”.
Sou grata a você Beto Pimentel pela oportunidade de poder me expressar aqui. Beto, eu te admiro! Você verdadeiramente é instrumento que Deus levantou para preservar a memória artística deste homem que tanto se deu pela música e canto coral evangélico no Brasil.
Senhor Deus, obrigada porque me deste a bênção de ter conhecido e trabalhado ao lado do maestro Waldenir Carvalho. Eu sempre serei grata!

Cidade / Estado
Fortaleza - Ceará
Igreja (Opcional)
Presbiteriana
Visitante
Joel Francisco de Assis
29 de abril de 2025 09:19

Gratidão a Deus por esse servo dedicado, humilde, simples porém competente, tive o prazer de tê-lo em nossa igreja quando o nosso Coral completou 50 anos, cantamos Linda Melodia, A Grande Miscelânea e Teu Nome Santo É. O maestro Waldenir de Carvalho não nos deixa só saudades mas ultimamente legado, continuo fazendo apresentação das Cantatas. Saudades eternas desse que inspirou a muitos de nós.

Cidade / Estado
Queimados
Igreja (Opcional)
Catedral da Assembleia de Deus
error: Os dados são protegidos !!
Rolar para cima