Biografia Artística
Waldenir Carvalho nasceu em 01/04/1942 na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ.
Desde sua juventude, Deus tinha um plano maravilhoso para o Maestro Waldenir. Após terminar seu curso de Inglês, ainda em sua cidade natal, Campos dos Goytacazes, ele se dedicou a traduzir hinos com a finalidade de continuar exercitando-se no idioma. Deste modo traduzia uma música a cada noite. Quando se deu conta já havia traduzido mais de 2000 (duas mil) canções para o Português, muitas delas hoje amplamente cantadas em nossas igrejas (“Porque Ele vive”, “Há um doce Espírito aqui”, “Via Dolorosa” e muitas outras).
O Maestro Waldenir Carvalho iniciou seu trabalho de publicações em 1975 quando tornou-se diretor do Departamento de Música das Faculdades da AFE (Associação Fluminense de Educação, hoje Unigranrio) então dirigida pelo Pastor José de Souza Herdy. Nos 5 anos em que ali atuou publicou uma série de coletâneas e cantatas incrementando a música coral no Brasil. Obras como “Rei dos reis”, “Celebração da Páscoa”, as séries “Jubilai!” e “O som nosso de cada dia” se tornaram favoritas e inesquecíveis.
Após cumprir sua missão na AFE, O Maestro Waldenir organizou sua própria empresa, a Tempo Produções que representava no Brasil a gravadora americana, Word Records, ocasião em que lançou nomes como Amy Grant, Evie, Gaither Vocal Band, Pat Boone, The Nelons, David Meece e diversos outros.
Em 1982 lançou pela JUERP seu trabalho solo denominado “Mais… Muito Mais”.
Entre os anos de 1992 até o ano de 2004, o Maestro Waldenir Carvalho lançou pela Gravadora Alfa Ômega, (posteriormente sucedida pela Gravadora OAO – Ômega Alfa Ômega), 22 projetos memoráveis, compostos por 10 cantatas de Natal, 06 cantatas de Páscoa, 05 musicais evangelísticos e 01 quarteto masculino.
Mesmo com toda essa atividade, por um breve período acumulou também a função de Diretor Artístico da Gravadora Rio Music.
A partir de 01/06/2004 até o final de sua vida, foi produtor de uma série de projetos publicados pela Gravadora WMusic em parceria com a C & C Celebration (posteriormente denominada C & C Tempo).
Buscando por tratamento de saúde, em janeiro de 2017 retornou para a sua cidade natal, Campos dos Goytacazes/RJ, onde veio infelizmente a falecer no dia 13/03/2017 em decorrência de complicações de câncer nos rins.
Sua contribuição para a música evangélica foi expressivamente notável e relevante.
Importante destacar que ao longo de toda a sua carreira, produziu diversos grupos vocais, quartetos e cantores como solistas, dentre eles sua própria filha, a cantora Cristiane Carvalho (vide PRODUÇÕES).
Além de cantor era maestro, arranjador, tradutor de vários hinos internacionais e também esteve à frente por muitos anos do Coral da AFE e lógico, como muitos sabem, foi o fundador do Grupo Renascença que no decorrer dos anos lançou dezenas de cantatas de Natal e Páscoa.
Vale ressaltar que o maestro também foi a pessoa que criou e disseminou no meio evangélico a cultura de utilização de playbacks e kits de ensaio por grupos vocais e corais, democratizando, assim, este tipo de louvor anteriormente restrito somente àqueles que possuíam profundo conhecimento musical (leitura de partituras).
Sua história e legado para sempre ficarão marcados na história da música evangélica brasileira.
Fontes: (http://www.hinologia.org/waldenir-carvalho/) / Louvinil: (https://www.youtube.com/watch?v=aP8Th6NBt-w) / Memória OAO – Ômega Alfa Ômega